27/01/2010

Comercio Local

O que o comércio de Salinas precisa para melhor atender a nós, consumidores? Escreva aqui o que você gostaria de encontrar em Salinas, nas lojas, supermercados, farmácias... ou faça a sua avaliaçao do comércio que temos em nossa cidade.

22/01/2010

Votação na Câmara

Hoje, pelo que sabemos, uma sessão da Câmara de Vereadores tratou da liberação para cassação de políticos do município. E segundo as "línguas" o povo clamou pela saída do prefeito e alguns vereadores. Nas ruas estão acontecendo diversos manifestações contrárias a gestão atual e outras a favor.
A confusão está só começando, vamos (plagiando o BBB) ficar só espiando e ver onde vai dar.

20/01/2010

LIXO O O O O O

Tá na mídia o tema lixo ( Fantástico, Jornal Nacional, Liberal...). Bem que Salinas tb podia entrar nesta discussão. Nossa cidade tem coleta de lixo, porém falta organização. Não há horário definido ou padronizado. Não há também educação da população, em todas as ruas todos os dias tem lixo, sendo rasgado pelo cachorros ou urubus. Diversas vezes encontramos pessoas varrendo lixo de suas casas para a rua, ou jogando lixo na rua.
Há alguns dias propomos uma campanha de educação nas praias e acreditem não tivemos nenhum adepto ou comentário de incentivo. Mas, continuamos insistindo, só educando podemos melhorar a questão do lixo em nossa cidade e em todo o país. E nem estamos falando em reciclagem, ainda.
Que tal um campanha para mais lixeiras espalhadas pela cidade com frases educativas de incentivo?!

Morar em Salinas

Muitas pessoas que acessam o blog, tem nos enviado msgs perguntando o que queremos com este blog. Queremos promover o desenvolvimento de Salinas e deixar claro para todo mundo que em Salinopolis há vida inteligente, que não somos apenas uma cidade de veraneio. Queremos dizer para todos que Salinas, apesar de todos os problemas é uma ótima cidade para morar e viver. Queremos ajudar está cidade a se desenvolver cada vez mais, e por isto, falamos sobre o que há de bom e de ruim.
Estamos abertos a sugestões e criticas. Participe, deixe seu comentário!

16/01/2010

2ª Conferência Municipal da Cidade de Salinópolis

Lema: "Cidade para todos e todas com gestão democrática, participativa e controle social"
Tema: " Avanços, dificuldades e desafios na implantação da política de desenvolvimento urbano."
Hoje está bem mais organizado! Tem xerox dos pontos de discussão e caderno de textos e até lista de presença. A discussão está organizada por itens e prioridades. Dá pra notar que as duas senhoras que estão coordenando o evento se esforçaram para corrigir as falhas de ontem. Muito Bem!
Hoje tem até 4 vereadores presentes. Também, fazendo parte da mesa, está o engenheiro que acompanhou a elaboração do Plano Diretor do Municipio.
Apesar do grande esforço,  da senhora que está conduzindo o debate, as discussoes caminham devagar, tem muita gente prolixa. Até o fim da tarde deverão ser eleitos os delegados para a Conferencia Nacional.

Portal do Sal

Hoje é aniversário do Portal do Sal ( http://www.portaldosal.com.br/). Parabéns pra galera do Portal!
Para aqueles que gostam vai ter balada, de uma olhadinha lá no portal e fique por dentro.

2ª Coferência da Cidade - Refletindo...

A política em Salinas é mesmo estranha e exclusivamente partidária, o que é uma pena, pois quem perde com isto é o povo. Em um evento como este, patrocinado pelo Mistério das Cidades, com o objetivo de discutir e realizar estratégias para o desenvolvimento de Salinópolis, o poder público vigente não compareceu e não delegou um coordenador para dirigir os trabalhos; A oposição que deveria também estar presente ( já que o objetivo do encontro é o desenvolvimento da cidade), não estava presente, sequer para aproveitar este grande furo da prefeitura atual e mostrar que é oposição para lutar por Salinas e não por interesses partidários e pessoais.
E ainda para pensar um pouco nas mãos de quem estamos entregando nossa amada cidade, um vereador local, disse não participar por não ter recebido convite e também porque sabia que teria bate boca e não gosta disso.
É este tipo de política que queremos?
Precisamos nos unirmos e gritarmos pelo desenvolvimento de nossa cidade. Salinópolis tem muito o que melhorar e tem grande potencial para crescer. Vamos exigir dos nossos governantes e representantes o RESPEITO que SALINÓPOLIS MERECE!

Conferência da Cidade - descrevendo os fatos

Dia 15 teve início a 2ª Conferência da Cidade. O Pará está realizando a 4ª e Salinópolis apenas a 2ª. Para quem esteve presente é fácil saber o porquê. Infelizmente a desorganização foi muito grande. Nem na abertura o Prefeito estava presente, somente dois secretários e um vereador que saíram logo após o inicio. A tarde, para dirigir os trabalhos, fazia-se necessária a presença do Prefeito ou do Secretario de Administração (pois assim estava definido no decreto) e ambos não compareceram. A plenária se incomodou e clamou pela responsalibidade dos coordenadores, pois não havia nenhum representante do poder público. As pressas, pelo telefone, insistentemente, o Secretario de Meio Ambiente, foi chamado para representar o poder público. Meus amigos, foi vergonhoso. Para acalmar os presentes, no lugar de discutir o estatuto, foram realizadas duas palestras: por uma professora da UFPA de Belém que apresentou dados de pesquisa sobre Plano Diretor, no qual Salinas não fazia parte e pelo representante do Ministério das Cidades que falou sobre seu percurso político e a necessidade de Salinópolis ter diversos conselhos urbanos para melhorar o desenvolvimento da cidade e receber as verbas destinadas para tal. Houve boa participação da plenária, que por sinal, estava bem mais preparada do que os coordenadores.
Ficou para o Dia 16 a votação dos delegados que representarão a cidade na Conferência Nacional.

12/01/2010

TURISMO

Assistindo a materia do Fantástico/Globo,sobre o lixo nas praias, não pude deixar de fazer uma relação com as nossas lindas praias, que infelizmente após cada época de veraneio ficam cada vez mais poluídas. A falta de educação dos frequentadores e comerciantes do Atalaia é brutal; O lixo é jogado na areia ou no mar sem se pensar duas vezes.
Assim nunca iremos emplacar no circuito de turismo.
O que acham de uma campanha de educação ambiental para os veranistas e moradores de Salinopólis, visando a conservação de nossas praias? Será que funciona?

Encontro das Cidades

Ouvimos rumores que está para acontecer em Salinas o Encontro das Cidades, evento que pode, por exemplo, discutir o processo de organização, encontros mensais e diagnósticos de cada município, por afinidades culturais e de desenvolvimento. Infelizmente ainda não conseguimos mais informações, mas estamos correndo atrás. Fique ligado!

03/01/2010

Qualquer semelhança...

Saiu no Liberal de Domingo ( pag2 Poder) que em Brasilia, a diretora de um Distrito, nomeou sua chefe de gabinete com um bom salário, o porém é que ela, a pessoa nomeada, continua morando em Goiania.
Lendo a materia, nao conseguimos deixar de lembrar de uma secretaria daqui. Bem qualquer semelhança será mera coincidência?

RUAS?

De acordo com o Reporter70, o prefeito Vagner Cury, madou passar cal no meio fio das ruas principais e nas bordas dos canteiros. Até ai tudo bem,porém nenhum dos buracos foram tampados, é o trafego continua difícil.